Entrevistamos a shlucha Rivka Antebi, emissária do Rebe de Lubavitch da sinagoga Beit Chabad Lametayel. Confira!
Bat MN: Qual a proposta do Beit Chabad Lametayel?
Rivka: O nosso Beit Chabad tem como um dos seus objetivos transmitir aos jovens soldados o grande apreço que temos por eles e retribuir a eles um pouco de carinho por todo o sacrifício deles pela segurança do nosso povo.
Bat MN: Vocês recebem soldados ou mochileiros?
Rivka: Consideramos que o soldado de hoje é o mochileiro do amanhã!
Os mochileiros que passam pelo nosso Beit Chabad são jovens soldados que terminaram o serviço militar obrigatório de três anos. Eles protegeram e lutaram pela existência do nosso povo. Muitas vezes eles sofrem lesões físicas, emocionais e até perda de amigos e familiares nos confrontos ao longo dos anos. A nossa missão é dar a eles o calor do lar mesmo eles estando tão longe dele.
Bat MN: Como vocês organizam esse trabalho? E as refeições?
Rivka: Realizamos refeições de Shabat e nas festas judaicas, damos dicas de passeios e ajudamos no que for preciso. Desde a compra de um chip para celular até um resgate em situações extremas.

Bat MN: Nestes últimos dias o lindo trabalho que vocês fazem foi divulgado pela mídia. Conte-nos como tem sido?
Rivka: Em situações de conflitos e guerras em Israel, nosso trabalho fica em evidência. Ajudamos a organizar o voo que saiu de S. Paulo no dia 12/10, com 170 combatentes convocados. Organizamos a partida deles para o aeroporto da nossa Sinagoga, em ônibus escoltado pela polícia, após um farto café da manhã. Com palavras de encorajamento e tefilá (reza) e é claro: sanduíches e muitas guloseimas para a viagem juntamente com uma nota de caridade para ajudar na shlichut mitzva!
Bat MN: Vocês sentem o resultado de tanto esforço?
Rivka: Graças a D-us! Os resultados são incríveis! Como o Rebe já nos garantiu: As palavras que saem do coração, entram no coração! Nenhum esforço é em vão. Inclusive, em parceria com o projeto Kesher, iniciamos uma linda campanha para as mães e esposas dos nossos soldados.
Enviamos a elas uma cesta com chocolates e outras surpresas para alegrar um pouco as nossas heroínas!
Quem quiser pode se tornar nossa parceira! Ajude-nos a continuar a ajudar! Chabad Lametayel SP – Associação Beneficente Cultural Heichal Menachem – Pix – CNPJ – 08504868000130
Bat MN: Qual mensagem você quer deixar para as nossas leitoras?
Rivka: Estamos passando por tempos conturbados e uma imensa vontade de ajudar os nossos irmãos em Eretz Israel. A melhor coisa a se fazer é aumentar em Torá, Mitzvot (boas ações) e Ahavat Israel (amor ao próximo), conforme fomos sempre orientadas pelo Rebe de Lubavitch em situações semelhantes.