Arrumar a mesa de Rosh Hashaná, a festa judaica do Ano Novo, é mais do que uma tarefa culinária. É a oportunidade de criar um ambiente sagrado, onde cada elemento colocado na mesa conta uma história e transmite uma mensagem de conexão com D’us e com os valores espirituais.
Vamos explorar essa conexão:
Velas de Rosh Hashaná: Acender as velas é um ato de santidade e introspecção. Ao acender as velas, você pode refletir sobre como deseja iluminar os cantos mais escuros de sua alma e convidar a presença divina para guiar você no próximo ano.
Maçã com Mel: O costume de comer maçã com mel simboliza a renovação de um ano doce e bom. Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos: “Yehi ratson milefanêcha shetechedêsh alênu shaná tová umetucá” – “Possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce “.

Chalá agula (chala redonda): As chalot servidas em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos, nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos. Costuma-se mergulhar o pão no mel em vez do sal habitual, em todas as refeições desde Rosh Hashaná até o sétimo dia de Sucot.

Cabeça de Peixe: Muitas vezes, é servida uma cabeça de peixe, simbolizando a esperança de que estaremos “à frente” e não “atrás”, líderes e não seguidores e também para que o ser humano se multiplique como os peixes.
A benção que se diz ao come um pequeno pedaço do peixe é: “Yehi Ratson milefanêcha shenihyê lerosh velô lezanav” -“Possa ser Tua vontade que sejamos como a cabeça e não como a cauda”.
Romã: A romã é cheia de sementes e as ingerimos pedindo a D-us que nossos méritos aumentem. Há uma explicação que a romã possui 613 sementes – o número das mitsvot da Torá. “Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu carimon” – “Possa ser Tua vontade que nossos méritos cresçam em número como [as sementes] da romã.”

Esses são alguns alimentos simbólicos de Rosh Hashana. Existem alguns outros como a cenoura, tâmaras e alho poro.Cada um segue o seu costume, que foi passado de geração em geração, respeitando e validando os demais.
Afinal para D-us somos um povo só e essa é a beleza e a riqueza do nosso povo e da Torá, que se perpetua a cada Rosh Hashana.
Dicas açucaradas:
Para compor a sua mesa a Deby da Table 2You, comercializa peças incríveis como essas acima, exclusivas para Rosh Hashana!
https://linktr.ee/Table2You ou https://www.instagram.com/table2you/
E para você se inspirar ainda mais, indicamos um blog muito especial com dicas de arte, decoração e culinária. Da querida shlucha (emissária do Rebe) em Curitiba, Tsivi Stolik. Você pode inclusive compartilhar as suas ideias criativas por lá!…
Acesse: http://yideaz.com/pin/category/yomim-tovim/rosh-hashanah/
Shana Tova Umetucá – Um ano doce com sabor de mel!

Que lindo! Muito boas as explicações! Kol Hakavod!
Que máximo esse blog. Obrigada Thaís!!!