A primeira coisa que percebemos ao despertar pela manhã é de que estamos acordadas e com vida! Muitas vezes vamos dormir exaustas e plim…acordamos revigoradas de corpo e de alma, como se estivéssemos renascendo. É no mínimo justo que agradeçamos a D-us por isso, não é mesmo?
Mode Ani são 12 palavras pronunciadas imediatamente ao acordar, antes mesmo de nos levantarmos da cama.
Você sabia que, segundo nossos sábios, quando adormecemos, nossa alma Divina retorna ao seu domicílio celestial e isso é comparado a 1/60 da morte? E ainda a alma presta contas das boas e más ações que ela, em parceria com o corpo, praticou durante o dia?
As palavras finais “Raba emunatecha” – minha Fé em Ti é grande, são a base da convicção absoluta que temos que não só D-us devolverá nossa alma pela manhã, mas também na “Ressurreição os Mortos” – “Techiyat Hametim” quando ele devolverá a almas aos corpos com a chegada de Mashiach.
Existe uma outra explicação para “Raba Emunatecha”. D-us em primeira pessoa está nos dizendo: a fé que deposito em você é grande. Eu acredito no teu potencial! Estou lhe concedendo mais um dia de vida! Mais uma oportunidade de viver, amar, sorrir, trabalhar, praticar boas ações e crescer e se renovar!
Mode ani lefanecha
Melech chái vecaiam, shehechezárta
bi nishmati bechemlá
Rabá emunatecha.
Mode Ani – Agradeço a Ti, Rei Vivo e Eterno por ter bondosamente restaurado minha alma dentro de mim. Minha fé em Ti é grande.