Você tem fome de quê? Fome Hedônica e Fome emocional!

Dra. Michele Elka Grossman Brodskyn
Endocrinologista • Clínica Médica

Por que comemos? O alimento é o combustível para o funcionamento correto do nosso organismo. Comemos para nos abastecer de energia e nutrientes. Mas quando o comer vai além das necessidades do corpo? Hoje vivemos uma pandemia de obesidade e sobrepeso. Muito disso se deve ao fato de que, por vezes, tem se buscado a comida como fonte de prazer e alívio emocional.

Sabemos que existe a fome hedônica e a fome emocional. Hedônica, vem da palavra hedonismo que significa busca pelo prazer. Nesses casos a pessoa busca o alimento apesar de estar saciado, ou sem precisar dele. Busca para procurar um alívio, um conforto, um prazer.

A fome emocional é um fenômeno complexo que transcende a simples necessidade física de alimento. Trata-se de uma busca profunda por conforto, segurança e amor, desencadeada por sentimentos de solidão, ansiedade ou tristeza. A fome emocional nos leva a procurar na comida uma solução temporária para dores que são, na verdade, de outra natureza.

Quando a fome emocional e hedônica não está sobre controle, provavelmente o indivíduo sofrerá do efeito negativo do excesso de calorias de que não necessita levando a distúrbios metabólicos como obesidade e sobrepeso, que podem aumentar o risco várias doenças.

Sendo assim, é muito importante que o indivíduo procure ajuda profissional para o manejo desse distúrbio. Lembrando as palavras do nosso querido Rebe: “cada refeição deve ser uma oportunidade de elevar nossa consciência e nutrir não apenas nosso corpo, mas também nossa alma, através da gratidão e da conexão com o Divino”.

Viviane Szaf
Nutricionista

Hoje em dia, as pessoas tem muita dificuldade de perceber se estão com fome ou vontade de comer.
Aqui vão algumas dicas da nutricionista Viviane Szaf para comer na medida que você precisa:

  • Organize-se e procure ter uma lista de compras fixa. Não deixe faltar alimentos saudáveis para na última hora não precisar recorrer ao fast food com a desculpa de “não ter nada em casa”.
  • Foque na percepção da saciedade, não saía da mesa com a sensação de estufamento.
  • Procure mastigar bem os alimentos, coma devagar. O cérebro leva pelo menos 20 minutos para receber a informação de saciedade. Antes disso provavelmente se você repetir, no meio do segundo prato estará se perguntado porque está repetindo e só comerá porque não vai querer desperdiçar o que já se serviu.

Compartilhe esse artigo

inscreva-se

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu nossa Política de Privacidade.
Your Ad Here
Ad Size: 336x280 px
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x