Mashiach é a palavra hebraica para Messias, que significa um “salvador” ou “ungido”. Em hebraico bíblico, o título Mashiach era concedido a alguém que atingisse uma posição de nobreza e importância. Por exemplo, o Sumo Sacerdote é mencionado como o Cohen Hamashiach.
Um dos princípios da fé judaica enumerados por Maimônides é que um dia surgirá um ser humano, líder e descendente do Rei David. Ele fará acontecer aquilo que é descrito como “a Reunião dos Exílios” – o retorno de todos os judeus à Terra Santa, Israel e lá reconstruirá o Templo Sagrado. Todas as nações do mundo reconhecerão Mashiach como líder mundial e aceitarão seu domínio. Nesse tempo haverá paz no mundo, sem guerras e fome, e todas as doenças serão erradicadas. O Profeta escreve a respeito da Era Messiânica: “O mundo estará repleto do conhecimento de D’us como as águas cobrem o leito do oceano.”
Esse é um assunto fundamental no judaísmo, já que a vinda de Mashiach completará o propósito da criação do mundo: construir uma morada para Hashem nos mundos inferiores, revelando a espiritualidade do mundo material.
Sendo assim, Mashiach virá como resultado de nossa bondade, caridade e boas ações. Devemos fortalecer a nossa fé, e ansiar por Mashiach. Mas conseguimos realmente trazê-lo? Podemos concretizar a paz mundial? Com a Torá e as Mitsvot, D’us nos deu as ferramentas para fazer exatamente isso.
Adaptado do site www.chabad.org.br