O simples significado da palavra mitzvá é comando. O Talmud menciona que o povo judeu recebeu 613 mitzvot no Sinai. Você pode conferi-las no Sefer Hamitzvot de Maimônides. Os exemplos incluem diversos atos como ter filhos, declarar a unicidade de D’us, descansar no sétimo dia, não comer porco, construir o Templo em Jerusalém, e fazer empréstimos sem juros.
No uso comum, uma mitzvá significa “uma boa ação” – como em: “Cumpra uma mitzvá e ajude a Sra. Goldstein a carregar seus pacotes.” Este uso é bem antigo – o Talmud Jerusalém se refere comumente a qualquer ato de caridade como “a mitzvá”.
Com frequência a palavra mitzvá é relacionada à palavra aramaica tzavta, que significa anexar ou juntar. Tzavta pode significar companheirismo ou apego pessoal. Neste sentido, uma mitzvá une a pessoa que é comandada e o Comandante, criando um relacionamento e um vínculo essencial.
Os três significados podem ser transformados em um só: “bom” definido como aquilo que o Criador do Universo quer que seja feito em seu mundo. Ao fazermos, aquilo que D-us deseja, somos ligados a Ele em corpo, mente e alma.
Baseado no artigo “O que é uma mitzvá – O estado de estar conectado” de Tzvi Freeman