Por Gilda Zukin | @gildaeveronicaarquitetura (21) 2259-3992
INGREDIENTES
2 berinjelas grandes ou 3 pequenas
2 colheres de sopa de tahine
2 dentes de alho descascados
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada ou páprica para decorar
Tahine você conhece, né? É a pasta de gergelim, super útil para várias receitas e molhos de salada. Sempre misture bem o interior da lata antes de retirar o tahine.
MODO DE PREPARO:
Berinjelas: Evite comprar as muito pesadas, é sinal que tem muita semente. Dê preferencias às mais leves. Na hora da compra, já olhe se tem furo na casca. Nem adianta comprar se estiver furada, berinjela costuma ter muito bicho. Por causa disso, eu mudei meu jeito de queimá-las.
Eu corto as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Faço vários cortes com a ponta da faca, nos dois sentidos e abro para ver se não tem bicho. Você pode cortar fora só a parte que tem bicho se for só um ou dois. Feche de novo as duas metades recompondo a berinjela. Envolva em papel alumínio, embrulhando-a toda.
Acenda a boca do fogão e coloque as berinjelas direto sobre a chama média. Vire de vez em quando com uma pinça. Quando você sentir que elas já estão murchas, pode tirar do fogo e esperar esfriar. Abra as berinjelas novamente ao meio e com o auxílio de uma colher, retire a polpa das 4 metades. Descarte as cascas de berinjela.
Coloque a polpa no processador juntamente com o restante dos ingredientes. Bata no pulse, não bata direto para não ficar super homogêneo. É legal deixar a textura da berinjela. Se você preferir, pode bater bem a berinjela com a faca em uma tabua, depois passar para uma tigela e acrescentar os ingredientes mexendo com um garfo. Prove e veja se precisa ajustar algum tempero. Passe para uma travessa e decore com páprica. Sirva com pão árabe e “labriut” – aproveite com saúde!